WACC weighted average cost of capital

WACC Weighted Average Cost of Capital

O WACC é a medida das empresas que criam valor para os acionistas por estes ganharem um retorno sobre o seu capital investido cujo retorno é superior ao custo desse capital.  O CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital) é uma expressão desse custo.

O WACC é usado para ver se o valor é agregado quando determinados investimentos são planejados ou estratégias, projetos ou compras são realizadas.

Este indicador é apresentado em formato de percentagem, como uma taxa de juros.

Por exemplo, se uma empresa opera com um WACC de 15% (dado que este é o custo médio dos recursos aplicados) significa que apenas investimentos que possuírem uma taxa interna de retorno TIR superior a 15% serão implementados.

O WACC para qualquer investimento, seja para uma empresa com um todo ou para um projeto, é a taxa de retorno que os fornecedores de capital gostariam de receber.

Do contrário, na hipótese da rentabilidade ser inferior ao Custo médio do Capital, eles iriam investir seu capital em outros lugares.

Em outras palavras, o custo de capital é um tipo de custo de oportunidade.

CMPC – Custo Médio Ponderado do Capital

Para calcular o CMPC Custo Médio Ponderado do Capital ou WACC –Weighted Average Capital Cost, precisamos fazer uma média ponderada do custo de capital de terceiros (DEBT) (Deduzindo o benefício Tributário) e com o custo do capital próprio (Equity).

FORMULA DO WACC (Debt e Equity)     

A parte mais de fácil do calculo do WACC é o DEBT (Custo de Capital de terceiros).

Na maioria das vezes está bastante claro quanto a empresa está pagando aos Bancos ou detentores de valores mobiliários de sua emissão (Debentures e outras obrigações) para o financiamento de suas dívidas.

O mais complexo de calcular é o custo de financiamento de capital próprio. (Equity).

Normalmente, o EQUITY (custo de capital próprio) é superior ao DEBT (Capital de terceiros), porque o Equity envolve um prêmio de risco.

Para calcular o custo do Capital Próprio, a maioria dos executivos de Finanças utilizam o modelo CAPM Capital Asset Pricing Model, mas os resultados práticos deste uso têm sido inconclusivos em mercados emergentes.

Outra forma lógica, seria perguntar ao investidor que geralmente arbitrará o dado baseado em alguma taxa de mercado, sendo mais comum no Brasil, o uso da taxa básica de Juros SELIC, adicionando-se a esta taxa um prêmio de risco.

Uma aplicação prática deste método foi descrita no artigo Custos Financeiros na construção civil.

WACC Cálculo do Custo de Capital:

O Calculo do prêmio de risco é o fator que faz o cálculo do WACC e consequentemente o custo de capital ficar mais complexo.

Outro elemento complexo é o MIX (composição) adequado de DEBT (endividamento) com EQUITY (capital próprio) que dever ser usado para maximizar o valor do acionista. A ponderação destes dois fatos é o que denominamos de WACC.

Finalmente: também a taxa de imposto sobre pessoas jurídicas é importante, porque normalmente os pagamentos de juros são dedutíveis para fins tributários o que beneficia o custo do uso do DEBT em detrimento do EQUITY.

Também devemos lembrar que o excesso de DEBT na composição do WACC é denominado de Alavancagem e aumenta consideravelmente o risco da empresa.

WACC fórmula:

WACC = DEBT / FT (Custo do DEBT) (1- Alíquota) +    EQUITY / FT * (Custo do Equity)
Onde:

 DEBT: Valor de Mercado das dívidas da empresa

FT: Financiamento Total: Total de recursos financiadas na empresa é a soma dos de capital próprio e dos Capitais de terceiro aplicados na empresa.

Equity: Valor de mercado dos investimentos de capital próprio da empresa

Alíquota: Alíquota do imposto de Renda da Pessoa Jurídica

CÁLCULO WACC.

Analisemos a a seguinte situação em uma empresa:

O valor de mercado da dívida = R$ 600.000.000

O valor de mercado do Equity= R$ 800.000.000

O custo do DEBT (Financiamentos) = 9%

A taxa de imposto de Renda Pessoa Jurídica = 35%

O custo do Equity (capital próprio) é de 20%

O WACC da empresa é:

600: 1400 *9% *(1-35%) + 800: 1400 * 20% = 13,94

13,94% (WACC – Custo Médio Ponderado de Capital)

Este conteúdo teve por objetivo contribuir com todos aqueles que desejam avançar no Campo da Finanças  e ter alguma certificações Anbima CPA 10, CPA 20 e CEA

Àqueles que pretendem fazer carreira no mercado Financeiro sugerimos fazer os cursos para certificação do IFB – Instituto de Formação Bancária. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *