Sucesso com franquia

Como ter sucesso com Franquias

Franchise é uma entre três estratégias de negócio que uma companhia pode usar para conquistar fatias de mercado. As demais são o negócio próprio ou a mescla de negócio próprio com unidades franqueadas.

Franquia é uma estratégia empresarial para adquirir e preservar clientes. É um método de comercialização que objetiva difundir na mente dos consumidores existentes e prospectos a respeito de como serviços e produtos da empresa podem ajudar a satisfazer suas necessidades.

Franchise é uma network de negócios inter-relacionados que contribui para compartilhar:

  1. A identificação com uma marca
  2. Uma metodologia de sucesso para fazer negócios
  3. Um sistema comprovado de comercialização e distribuição.

Em resumo, franquia é um pacto estratégico reunindo empreendedores que têm relacionamentos específicos e responsabilidades com metas comuns para ampliar market share, quer dizer, para conquista e reter mais clientes do que seus competidores.

Existem muitas concepções equivocadas sobre franquias, mas, possivelmente, a mais amplamente divulgada é que alguém na qualidade de franqueado está “adquirindo uma franquia.”.

Em verdade, você está alocando seus recursos para usar a marca, o sistema e o suporte continuado. Você e os demais franqueados são licenciados para utilizar o sistema operacional e a marca de terceiros.

Resumindo você compra uma licença para uso da marca, sistemas operacionais e suporte. Você não compra a marca ou a franquia.

O relacionamento empresarial na franquia é um pacto solidário entre franqueados para conquistar e reter clientes.

Você tem a obrigação legal ao conquistar e reter clientes de usar os sistemas, as estratégias e o “modus operandi” para funcionamento prescrito pelo franqueador.

Para ser bem sucedido com franquia você deve entender o negócio e as ramificações legais do seu relacionamento com os outros franqueados e o franqueador.

Seu objetivo deve ser como operar com demais franqueados e gerentes de relacionamento da franquia para vender a marca, usar o sistema operacional em sua plenitude, conquistar e reter clientes.

Durante o curso deste artigo vamos debater em detalhes os benefícios de conduzir o negócio sendo peça de uma engrenagem bem maior.

A primeira verdade é que uma vez definida a área de atuação exclusiva, os outros franqueados ou unidade da empresa operadora não são competidores.

Você e os demais franqueados compartilham a missão de consolidar a marca da franquia como marca “top of mind” nos mercados que atua, influenciando e reforçando a familiaridade do cliente e a confiança na marca. Desta forma, você está operando como um time com os demais franqueados.

É compartilhada entre demais franqueados e você a responsabilidade pela excelência na prestação dos serviços, solidez, conveniência e demais fatores relevantes para que sua franquia prospere e assegure a repetição do negócio no mercado.

Ampliar o valor percebido da marca é um compromisso a ser compartilhado entre franqueados e franqueador.

Uma “visão de proprietário” detona a razão de ser de uma franquia. Pense nisso! Caso acredite que “adquiriu” uma franquia, você se transforma em um “proprietário da franquia” e começar a pensar e atuar como “dono da franquia”.

Você vai desejar modificar o sistema em função de suas necessidades, começa a questionar se o que está pagando pelo Royalty é justo, e vai começar a pensar em outros franqueados como competidores.

Por estas e outras razões é que não pode pensar a respeito de si como um “proprietário autônomo”.  Se desejar pensar assim, sugerimos que monte um negócio próprio com todos os riscos inerentes a tal decisão.

Como franqueado você é proprietário dos ativos da sua empresa, que fez a opção de investir na marca, sistemas e suporte continuado de outra pessoa.

Lembre-se: Você é proprietário de bens e direitos de sua organização, no entanto, possui uma licença para operacionalizar a marca e o sistema de outra pessoa.

Concluindo, seu interesse em se transformar em franqueado deve estar alicerçado na convicção que pode ser bem mais sucedido, utilizando a marca e trabalhando em conformidade com sistemas e metodologias de outra pessoa, do que poderia ser se abrisse um negócio próprio e fosse competir no mercado.

Sugerimos procurar um franqueador que esteja desenvolvendo um sistema de franqueados inter-relacionados empenhados em conquistar e reter clientes, conquistando mercado mais rapidamente que seus competidores e fazendo isto com altas margens de lucro.

Quando você descobrir um franqueador que compreenda estas relações, você conquistará um franqueador que merece a sua atenção.

Para maiores informações sobre como escolher uma franquia de sucesso, por favor, leia nossos artigos em nosso site:

Franquia: Plano de Negócios sustentáveis

Vantagens e desvantagens de uma Franquia

Desejamos Sucesso,

Professor Diercio Ferreira

BIBLIOGRAFIA

IFA – Internacional Franchise Organization. http://www.franchise.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *