SPSS: pacote estatístico

SPSS: Previsão

Atualmente com a globalização e a crise econômica as empresas necessitam transformar dados em informação com velocidade para que agreguem valor ao seu negócio e processo decisório.

A previsão é um elemento crucial nos processos decisórios seja para o planejamento da produção, o controle de processos, a descoberta de oportunidades de mercado, o gerenciamento de estoques, o controle financeiro entre outros.

A previsão tem por objetivo mitigar o risco no processo decisório.

Por outro lado, aos que desenvolvem trabalhos científicos, monografias, TCC – Trabalho de conclusão de curso, teses, dissertação é de fundamental importância realizar uma quantificação dos dados com rigorosa qualidade para pontuar de forma mais efetiva junto à banca examinadora.

Quando se trata de analise de dados, o software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences ou Pacote Estatístico para Ciências Sociais da IBM vai muito mais adiante.

O SPSS usa de funções estatísticas para tratar dos problemas da qualidade dos dados, da complexidade dos dados, da automatização e das previsões.

O SPSS tem mais de 40 anos de existência e foi elaborado por Hull e Nie sendo um dos pacotes estatísticos de maior difusão no planeta.

O SPSS foi desenhado para usuários que buscam diversos tipos de análise com profundidade e que necessitam ganhar tempo por meio da automação de tarefas de preparação

O Pacote Estatístico IBM SPSS – funções principais:

a) SPSS – Preparação dos dados

Agiliza a fase de preparação do processo analítico.

b) SPSS – Validação dos dados:

Valores que faltam ampliam a oportunidade de obter resultados significativos do ponto de vista estatístico.

c) SPSS- Árvores de decisão:

Facilita a identificação de grupos, o descobrimento as relações entre os grupos e a previsão de futuros eventos.

d) SPSS Base:

Oferece uma ampla variedade de técnicas para acesso, manipulação análise e apresentação e dados.

Entre as quais tem destaque a análise exploratória de dados, análise da variância, provas paramétricas, tabelas de contingência, análise da variância, provas não paramétricas, correlação e regressão linear múltipla, análise fatorial, análise discriminante e analise de conglomerados, cálculos de proximidade, etc.

e) SPSS- Modelos de Regressão:

Os modelos lineares fornecem diversos procedimentos como regressão e estatísticas avançadas focadas para que se adaptem às características intrínsecas dos dados descrevendo relações complexas entre eles.  Os modelos não lineares que outorgam a capacidade de aplicar uma modelagem mais sofisticada aos dados.

Os modelos de regressão compreendem a regressão logística, regressão não linear restrita e não restrita, mínimos quadrados ponderados ou em duas etapas, escalonado multidimensional, modelos LOGIT e PROBIT e analise da confiança.

f) SPSS – Modelos estatísticos Avançados:

Compreende o modelo linear geral (GML), análise log linear, estimação de componentes da variância, análise de sobrevivência, estimação de Kaplan-Meier, Regressão de COX com covariáveis dependentes no tempo, modelo MANOVA, etc.

g) Tabelas SPSS:

As tabelas personalizadas permitem aos usuários a apresentação de resultados de alta qualidade, facilmente compreensíveis, resumindo os resultados de forma rápida em estilos diversos para diferenciados públicos alvo.

h) SPSS – Tendências:

As funções preditivas permitem analisar dados históricos e prever tendências de forma muito mais rápida. Incluem os modelos ARIMA, Metodologia Box-Jenkins, modelos dinâmicos, alisado, etc.

i) SPSS _ Categorias:

Permite a análise de dados categóricos, procedimento de escalamento ótimo, análise de correspondência, etc.

j) SPSS – Analise geoespacial:

Permite aos usuários integrar, explorar e modelar dados de hora e localização.

k) SPSS _ Funções de simulação:

Permitem aos analistas modelar de forma automática vários resultados possíveis na presença de incerteza relativa aos dados de entrada o qual melhora a qualidade da análise e dos riscos para a tomada de decisão.

Uma das vantagens do SPSS é que você pode ler arquivo do Excel diretamente do SPSS. É possível a leitura de colunas com dados mistos sem perda de dados.

Outra vantagem é que uma vez que foi adquirido o domínio da ferramenta é possível analisar

Encontramos um tutorial interessante sobre o SPSS no link abaixo:

Caso tenha interesse no uso desta ferramenta para previsão em sua empresa ou na hipótese de necessitar de suporte e orientação em trabalhos científicos sobre modelagem e uso desta ou outras ferramentas estatísticas contate-nos.

Salientamos que apenas fornecemos suporte e treinamento na área estatística e modelagem estatística, por motivos éticos escrevemos Monografias, TCCs e teses.

Para saber mais por favor visite nosso blog Perítia Econômica.

Prof. Diercio Ferreira – Corecon MG 8114.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *