Franquias: plano de negócios

Franquias: Plano de negócios

Um dos exercícios que devemos fazer ao iniciar de qualquer novo negócio é a criação de um plano de negócios, e isso é verdadeiro para empresas franqueadas ou mesmo para um negócio próprio.

Formatar o plano de negócios o ajudará a considerar os desafios que você vai enfrentar, os riscos e oportunidades que vêm em sua direção e as expectativas que tem para o seu novo negócio.

A disciplina na preparação o plano de negócios o forçará a pensar profundamente, analisar diversas opções, antecipar variáveis e formalmente projetar um curso de ação.

Criar o plano de negócios também é essencial se você necessitar de financiamento de qualquer fonte de terceiros. Provavelmente este será o primeiro documento que qualquer fonte de investimentos irá lhe pedir. Por quê? Bancos e credores exigem um plano de negócios para começar a negociar. Mas também porque os planos de negócios são um dos pilares para o início de um negócio. E a indústria da franquia não é diferente.

Considerando que o modelo de Franquia é padronizado descobrirá que será mais fácil criar o plano de negócios do que alguém que está começando um negócio próprio a partir do zero.

O franqueador geralmente tem uma quantidade enorme de termos disponíveis para incluir no seu plano de negócios, e também incluir a maior parte das informações financeiras que você vai precisar na circular de oferta de franquia.

Os planos de negócios são inteligentes. Geralmente são formatados em cinco partes e lhe fornecem um roteiro para chegar onde deseja e serve como um guia para saber como está indo até onde pretende chegar. Um típico plano de negócio, seja uma franquia ou um negócio próprio, possui uma série de seções ou partes incluídas entre as quais:

Introdução a plano de negócios:

Aqui entre o primeiro P do Marketing: Uma descrição completa do negócio, incluindo a identificação do produto ou serviço envolvido, o tamanho e a natureza competitiva do mercado, uma descrição da abordagem operacional para levar o negócio ao mercado, os desafios e riscos associados para dar partida ao negócio.

 Deve também analisar a concorrência. Discutir a abordagem operacional que você vai tomar e os desafios e riscos que você identificou com a tomada de um negócio neste mercado.

 Gerenciamento do plano de negócios:

Nesta seção será importante fazer uma descrição das funções chaves de gerenciamento do novo negócio, incluindo nomear pessoas que ocuparão os cargos e fornecer informações básicas sobre estas pessoas, tais como currículos, enfatizando experiências anteriores relevantes para o sucesso do novo negócio.

Nesta seção descreva a sua abordagem da gestão. Faça um esboço da estrutura e filosofias de gerenciamento. Detalhe todos os cargos / funções, quais as qualidades dos indivíduos que estarão servindo nestas posições. Explique o que os tornam únicos e qualificados para se destacar. Sua equipe de gestão será fundamental para o sucesso de sua franquia.

 Plano de negócios- Marketing:

Esboce todos os seus planos de marketing, promoção e publicidade e faça uma explanação do que você está fazendo para atrair clientes e leva-los à porta de seu negócio.

Discuta o valor de seus produtos e serviços e por que eles oferecem uma vantagem única para a sua empresa. Isso inclui uma explicação das vantagens competitivas que a nova empresa deverá possuir.

Deverá ser feita análise da equação que agrega valor aos produtos ou serviços relacionado aos potenciais clientes e, naturalmente de marketing detalhado e planos de divulgação para o negócio.

 Plano de negócios- Projeções Financeiras:

Aqui é onde você deve incluir o demonstrativo de receitas, de fluxo de caixa e balanços projetados do desempenho financeiro esperado quando do início da operação. A ideia é usar esses dados para apontar para como você projetar a empresa para fazer uma vez que ela esteja aberta. Os demonstrativos devem incluir extensas notas relativas a todos os pressupostos utilizados para preparar as projeções.

Essas projeções devem sempre ser preparadas numa base muito conservadora e levar em conta tantas variáveis quanto for possível. Lembrem-se projeções são difíceis de fazer especialmente quando se trata de fazer o startup de uma empresa.

Desta forma inclua o máximo de informações quanto for possível. Já que não é possível projetar os atrasos inesperados ou desafios que sempre podem surgir em qualquer início de um negócio novo.

Plano de negócios- Necessidades Financeiras:

Independentemente da fonte de financiamento para seu novo negócio (mesmo que todo o financiamento seja proveniente de suas economias), você deve sempre preparar uma seção do plano de negócios relacionada com as necessidades de financiamento.

Esta seção envolve uma análise completa de todos os custos iniciais relacionados a abrir um novo negócio, incluindo capital de giro necessário para cobrir os planos iniciais de marketing e perdas operacionais até ao ponto de equilíbrio projetado para o negócio, ou seja, até a data que você começar a realizar lucros.

Deve ser realizado um cuidadoso processo de detalhamento dessas informações, será melhor você preparar para qualquer coisa que possa acontecer ao começar seu negócio e explorá-lo.

Uma das vantagens de um negócio franqueado, quando comparado a um negócio próprio é que a maioria destas informações já está prontamente disponível a partir da empresa Franqueadora.

Geralmente você encontrará uma brochura no site da empresa Franqueadora que lhe dará informações necessárias para formatar seu plano de negócios.

Você também vai descobrir que a circular de oferta de Franquia contém grande parte das informações relevantes para o seu plano de negócios.

Às vezes empresas Franqueadoras exigem dos potenciais franqueados que concluam substanciados planos de negócios antes de serem aprovados como novos franqueados no sistema.

Você geralmente identifica uma série de questões durante este processo que você pode recorrer à empresa de franquia para se certificar de que você tem um claro entendimento do startup de franquia antes de tomar uma decisão final para prosseguir com a franquia.

Como nota final sobre este processo, tenha em mente que seu plano de negócios deve ser atualizado e completamente finalizado após você concluir a formação inicial patrocinada pelo franqueador para novos franqueados.

Independentemente quanta pesquisa que você tenha feito de se tornar um novo franqueado, quase certamente você terá maior compreensão dos fatores como planos operacionais e de planos de marketing para o negócio após a conclusão do treinamento inicial.

A maioria dos franqueadores também terão modelos financeiros pré-formatados para você checar seu plano de negócios, ou até mesmo substituir o que você desenvolveu inicialmente para a parte relativa à projeção financeira de seu plano de negócios. Você será capaz de obter a maior parte da informação financeira que é necessário a partir da circular de oferta de franquia.

Aproveite o tempo após completar sua formação inicial como franqueado para analisar cuidadosamente seu plano de negócio por inteiro com base no conhecimento que adquiriu, e você provavelmente estará tão preparado quanto possível para começar seu novo negócio de franquia e partir correndo em direção ao sucesso.

Bibliografia

Elgin, Jeff. Writing the Franchise Business Plan. http://www.entrepreneur.com

Pipes, Kerry, How To Create a Business Plan.

3 Comentários


  1. Voces viram a ultima noticia? O Banco HSBC vai encerrar suas atividades no Brasil. Na Grecia em crise mais de 100 mil empregos do setor publico foram cortados. Nao existe estabilidade! Mais um motivo para empreender.

    Responder

    1. De fato, muitos trabalhadores vão perder o emprego por fatores a qual não deram causa. Empreender é um caminho. O Brasil tem inflação de demanda. A solução para este tipo de inflação pode não passar apenas por políticas monetárias e sim pela produção. Pelo aumento da oferta de produtos e serviços de qualidade a preços competitivos. Hoje mais do que nunca o Brasil necessita de um choque de inovação, um choque Schumpeteriano e investir fortemente em educação de qualidade e na pesquisa científica. Este é o caminho para a geração de empregos de qualidade.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *