Mudança estratégica

Mudança Estratégica – As Três dimensões da mudança

Por Adler Ferreira

As três dimensões da mudança estratégica SÃO:

  1. Conteúdo (objetivos, propósito e metas) – O QUÊ
  2. Processo (implementação) – COMO
  3. Contexto (o ambiente interno e externo) – ONDE

A implementação da mudança é um “processo iterativo, cumulativo e que faz uso de reformulação. ”

Pettigrew e Whipp que enfatizam a interação contínua entre estas dimensões e que uma mudança eficaz é resultado do diálogo entre as três dimensões da mudança estratégica:

O conteúdo (O QUE da mudança) objetivos, propósito e metas; O processo (o COMO da mudança) a implementação; com o contexto organizacional (o ONDE da mudança) o ambiente interno e externo.

Baseadas em considerável pesquisa empírica, eles também apresentam cinco fatores centrais inter-relacionados, pertencentes a uma gestão bem-sucedida de mudança estratégica.

Os cinco fatores da mudança segundo PETTIGREW e WHIPP

Avaliação do ambiente.

Monitoramento contínuo dos ambientes internos e externos (competição) da organização através de sistemas abertos de aprendizagem.

Pessoas como ativos e passivos.

Os funcionários devem perceber que são considerados valiosos para a empresa, e devem estar conscientes que a organização confia neles.

Vincular mudança operacional e estratégica.

As Intenções são implementadas com o passar do tempo. A agregação de procedimentos operacionais é poderoso e pode levar a novas mudanças estratégicas.

Liderar a mudança.

Mova a organização à frente. Estimulando o clima organizacional adequado para mudança. Coordenando atividades. Orientando. Definindo o programa não só para a direção da mudança, mas também para a visão e valores corretos.

Coerência geral

As estratégias de mudanças devem ser consistentes (objetivos claros), conforme (com seu ambiente) e fornecer uma vantagem competitiva para ser viável.

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