Métodos quantitativos

Métodos quantitativos aplicados à Economia e Gestão.
Métodos quantitativos aplicados à Economia e Gestão.

Métodos quantitativos aplicados à Economia e à Gestão

A Estatística também é denominada métodos quantitativos e podemos encontrá-la em todos os momentos do nosso dia a dia.

Diariamente somos bombadeados com uma série de informações estatísticas como por exemplo: “reduziu a taxa de mortalidade. ou “o desemprego aumentou” ou “as taxas dos empréstimos comerciais subiram” ou caiu o “preço dos imóveis”. Estes são exemplos do uso diário de média estatísticas.

Não diferente acontece no mundo empresarial, onde os métodos quantititivos são largamente utilizados no suporte à gestão e a cada dia estas técnicas ficam mais sofisticadas necessitando do uso de pacotes estatísticos como o SPSS, EVIEWS, STATA e outros para tratar estes dados e fornecer resultados consistentes.

A Econometria é ramo da ciência que consiste na aplicação de técnicas matemáticas e estatísticas a problemas de economia  e da gestão.

Dentre estas técnicas enumeramos abaixo diversas disponível nos módelos dos pacotes SPSS e Eviews:

  • Técnicas para acesso, manipulação, análise e apresentação de dados: Análise exploratória de dados, tabelas de contigência, análise da variância, provas não parâmétricas, correlação e regressão linear simples e múltipla, análise fatorial, análise discriminante e de conglomerados, cálculo de proximidades.
  • Modelos de Regressão: Compreende a regressão logística, regressão não linerar restrita e não retrita, método dos mínimos quadrados ponderados e em duas etapas, escalado multidimensional, modelos logit e probit, análise da confiabilidade, etc.
  • Modelo Avançados: Compreende o modelo linear geral (GLM),  análise Log linear, Hiloglinear e Genlog, Estimação de componentes da Variância, Analise de sobrevivência, Estimador de Kaplan-Meier, Regressão de COX com variáveis dependentes no tempo, modelos MANOVA.
  • Tendências: Inclui a análise de séries temporais, modelo ARIMA, metodologia de Box Jenkins, modelos dinâmicos, Restes de raizes unitárias ,teste de co-integração de Johansen, teste de casualidade à Granger, modelos VAR irrestrito. Modelo Vetorial de Correção de Erro (VECM).
  • Categorias: Análise de dados categóricos, procedimentos de escalonamento ótimo, análise de correspondências, etc.
  • Análise Conjunta: Permite trabalhar com medidas do impacto de atributos individuais em produtos ou preferência dos consumidores e gera alvos nos quais os entrevistadores podem ordenar para indicar preferência em função de atributos.
  • Provas exatas: Permite o cálcuo de valores de probabilidades de inclusão caso disponha de um conjunto de valores de dados, pequenos subgrupos ou variáveis enviesadas.
  • Answer Tree: Ferramenta de Segmentação, útil em qualquer situação em que seja necessário dividir a população em conjuntos baseados em um critério particular. Bastante utilizado em Marketing, análise de base de dados, gestão de riscos, testes psicológicos, etc.
  • AMOS: Analisa as relações estruturais leneares e os modelos de estimação simultânea. Os pesquisadores a utilizam para realizar análise fatorial confirmatória e desenvolvimento de modelo de rotas casuais, assim como em outras tarefas.
  • QI Analist: Trata o controle estatístico da qualidade, Contém um amplo conjunto de estatísticas de controle de processos e gera automaticamente gráficos de controle, curvas características de operações e outros gráficos utilizados no controle de processo.
  • Conexão Neural: Permite trabalhar com modelo de Redes Neurais para previsão e classificação, inclui os modelos Multi Layer Preceptron, Radical Basis Function e Kohonen Network.
  • Modelos Universais Logit politômicos: (PLUM – Politomous Logit Universal Model): Permite aplicar técnicas de regressão a resultados ordinais como baixo, médio, alto.

A Perítia Econômica possui uma equipe especializa em métodos quantitativos para ajudar sua empresa em diversos aspecto da gestão. Por favor, consulte-nos e assine a nossa newsletter.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *