Inovação aberta para a competitividade

Inovação aberta: A Inocrowd e os benefícios da inovação para a competitividade empresarial.

inovação, inovação abertaEm 29/02/2016 ocorreu no ITEP – Instituto de Tecnologia do Estado de Pernambuco, o Seminário Tecnologia Tropical: INOCROWD – Crowdsourcing de Inovação Aberta para a Competitividade Empresarial.

Segundo o PhD, Dr. José Geraldo Eugênio de França, Presidente do ITEP: “A ideia desenvolvida pela Inocrowd® merece atenção especial. Ela torna o ambiente de inovação competitivo, como deve ser, ágil e reduz o custo das soluções tecnológicas e o tempo de implementação das respostas.“.

A vinda da Inocrowd® para o Brasil provoca um salto qualitativo na prestação de serviços de inovação, tornando o ambiente inovador mais competitivo e ágil, com geração de valor para todos os segmentos Empresariais Brasileiros.

Segundo o Economista !link Diercio Ferreira* http://peritiaeconomica.com.br/quem-e-diercio-ferreira, Business Manager da Inocrowd: “É de extrema relevância para escaparmos da crise econômica, para subirmos na escala de valor da produção e para a criação de empregos de qualidade na economia Brasileira que se estabeleça um ambiente propício onde a criatividade e a inovação possam prosperar. ”.

Para as organizações, a inovação pode estar vinculada às transformações positivas em eficiência, produtividade, qualidade, competitividade, participação de mercado, entre outros fatores.

Os Benefícios da Inovação para as organizações

Sob a ótica organizacional, os gestores devem encorajar a inovação em função do da geração de valor que a inovação pode capturar.

A inovação potencializa a produtividade dos empregados pela criação e execução de novos processos, incrementando as vantagens competitivas e proporcionando significativas diferenciações em relação à concorrência.

Organizações inovadoras são mais adaptáveis ao ambiente externo conturbado; o que lhes permite reagir mais rapidamente e de forma mais efetiva evitando riscos e captando oportunidades mercadológicas.

Sob a ótica gerencial, empregados inovadores tendem a ser mais motivados e envolvidos com a organização. Ao capacitar funcionários para inovar e melhorar seus processos de trabalho, a empresa impulsiona uma sensação de autonomia que aumenta a satisfação no trabalho.

Do ponto de vista mais geral, a capacitação dos colaboradores a engajar-se num processo inovador é disseminada para toda a organização e cria um forte senso de equipe e de comunidade garantindo que os funcionários estejam ativamente cientes e investidos dos objetivos e da estratégia organizacional.

Os gerentes que promovem um ambiente inovador podem ver a geração de valor através do aumento da motivação dos colaboradores, criatividade e autonomia; equipes mais fortes; e fundamentalmente a inversão prática da pirâmide organizacional com recomendações estratégicas vindas de baixo para cima.

O conceito de Inovação aberta e sua relevância

“Inovação aberta” é termo em moda nos dias atuais e que pode ajudar sua empresa a conduzir um processo de inovação com significativa redução de custos e mitigação dos riscos inerentes ao processo de inovação fechada. Mas o que exatamente o que “inovação aberta” significa?

Henry Chesbrough o autor creditado que cunhou o termo define Inovação aberta como:

O uso intencional de entradas e saídas de conhecimento para acelerar a inovação interna e expandir os mercados pela utilização externa da inovação, respectivamente.

Sob outro ponto de vista, a Inovação aberta é a construção de um sistema onde as ideias fluem abertamente de seus clientes, funcionários e outras partes interessadas, como parceiros e fornecedores. Este sistema permite que você capture e externe ideias colaborativamente, conduzindo sua empresa a um processo de inovação sustentável.

A construção do conhecimento organizacional através de ideias internas e externas resultará numa evolução envolvendo comunidade, usuários, praticantes e criadores.”

A criação de uma comunidade de inovação aberta pode ajudar sua organização a desenvolver uma cultura criativa no seu local de trabalho.

Além disso, permitindo que seus funcionários possam expressar suas ideias abertamente, irá facilitar a criação de uma cultura organizacional com colaboradores mais engajados.

Benefícios da Inovação aberta

1- A inovação aberta é um caminho para a rentabilidade.

A inovação aberta pode:

  • Reduzir custos;
  • Reduzir o tempo para acesso a mercados de novos produtos e serviços;
  • Ampliar a diferenciação de seus produtos e serviços no mercado;
  • Criar novos fluxos de receitas para sua organização;

2 – Vantagens competitivas da inovação aberta

Uma comunidade de inovação aberta pode proporcionar à sua empresa uma relevante vantagem competitiva. Isto é especialmente importante em tempos econômicos difíceis como os que estamos passando atualmente com a economia Brasileira em recessão.

3 – Minimizar os riscos da inovação:

A inovação aberta permite que sua empresa expanda a amplitude das ideias, oportunidades e know-how, mitigando os riscos técnicos e de mercado associados à inovação.

4- Inovação aberta envolve o modelo de negócios:

A inovação aberta impulsiona o modelo de negócios de sua empresa adiante, respondendo às mudanças no mercado, por meio da sinergia de ideias internas e externas;

Para mais informações sobre as vantagens da inovação aberta para a competitividade de sua empresa por favor visite no nosso site ou contate-nos.

*Diercio Ferreira Possui Mestrado Internacional em Gestão Empresarial (ISCTE – Lisboa) e MBA Executivo Internacional em Marketing (FGV). 26 anos de experiência em gestão no mercado Financeiro, Ex. Professor de Economia e Administração da UEG – Universidade Estadual de Goiás. Professor de Finanças em MG. – Viabilizou a criação do Portal Perítia® Econômica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *