Gestão Empresarial

Inovação aberta: a chave para a competitividade

Inovação aberta: a chave para a competitividade

Inovação a Chave para a vantagem competitiva em tempos de crise *Por Diercio Ferreira O que é inovação? Em geral os dicionários de negócios definem inovação como processo de transformar uma ideia ou invenção em um produto ou serviço que agregue valor pelo quais os clientes estejam dispostos a pagar. Inovação geralmente refere-se a mudar ou criar processos, produtos e ideias mais eficazes, e pode aumentar a probabilidade de um negócio ter sucesso. As empresas que inovam criam processos de trabalho mais eficientes e têm Continue lendo

O que é filosofia lean ou lean thinking?

O que é filosofia lean ou lean thinking?

O que é Filosofia Lean? A ideia central da filosofia Lean (enxuto) é ampliar o valor do consumidor, minimizando os desperdícios. Em resumo: o Lean agrega maior valor para os clientes utilizando menos recursos. Uma organização enxuta entende o valor agregado ao cliente e foca seus processos-chave para continuamente ampliar este valor. A meta final é fornecer um valor perfeito para o cliente através de um processo perfeito de criação de valor que tem alvo “atingir zero de resíduos” ou buscar o “defeito zero”. Para Continue lendo

Lean manufacturing

Lean manufacturing

Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de produção Por Arnaldo Feitosa* Lean manufacturing ou Sistema Toyota de produção – Conceito Lean manufacturing ou produção enxuta, muitas vezes denominada apenas de “lean” é uma metodologia sistemática para eliminar  disperdícios  dentro dum sistema produtivo. Lean (Enxuto) também leva em conta os resíduos criados através de sobrecargas (“Muri“) e dos resíduos criado satravés de irregularidade em cargas de trabalho (“Mura“). Trabalhando a partir da perspectiva do cliente que consome um produto ou serviço, Desta forma “valor” é qualquer ação Continue lendo

Franquias: plano de negócios

Franquias: plano de negócios

Franquias: Plano de negócios Um dos exercícios que devemos fazer ao iniciar de qualquer novo negócio é a criação de um plano de negócios, e isso é verdadeiro para empresas franqueadas ou mesmo para um negócio próprio. Formatar o plano de negócios o ajudará a considerar os desafios que você vai enfrentar, os riscos e oportunidades que vêm em sua direção e as expectativas que tem para o seu novo negócio. A disciplina na preparação o plano de negócios o forçará a pensar profundamente, analisar Continue lendo

Sucesso com franquia

Sucesso com franquia

Como ter sucesso com Franquias Franchise é uma entre três estratégias de negócio que uma companhia pode usar para conquistar fatias de mercado. As demais são o negócio próprio ou a mescla de negócio próprio com unidades franqueadas. Franquia é uma estratégia empresarial para adquirir e preservar clientes. É um método de comercialização que objetiva difundir na mente dos consumidores existentes e prospectos a respeito de como serviços e produtos da empresa podem ajudar a satisfazer suas necessidades. Franchise é uma network de negócios inter-relacionados Continue lendo

Franquias vantagens e desvantagens

Franquias vantagens e desvantagens

Vantagens e Desvantagens da Franchising Comprar uma franquia pode ser uma forma rápida de começar o seu negócio próprio sem partir do zero. Mas há também certa quantidade de obstáculos neste caminho.  Vantagens das Franquias  a) Franquia: Negócio testado com sucesso Seu negócio estará fundamentado em uma ideia comprovada na prática. Você pode checar quão bem sucedido estão sendo outras franquias do mesmo negócio antes assumir qualquer compromisso. b) Franquias dão acesso ao uso de uma marca forte e consolidada no mercado Sistemas de distribuição Continue lendo

Franquias plano de negócios

Franquias plano de negócios

Franquias Plano de Negócios Sustentáveis Franchises ou Franquias: O crescimento do mercado Brasileiro. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franquias, até 2010, o segmento de franquias era responsável pela manutenção de 700 mil empregos diretos. Ao final de 2013, a quantidade de empregos mantidos pelo segmento de Franchise superou 1 (um) milhão de postos de trabalhos, um salto de 42,29% em apenas três anos. Ainda conforme a ABF, a Receita global do mercado de Franchise superou R$ 115 bilhões em 2013, incremento de 11,9% Continue lendo

Sistema de custeio ABC

Sistema de custeio ABC

Sistema de Custeio ABC: Controle Financeiro Empresarial O sistema de custeio ABC ou Custeio baseado em atividade é um método de custeio que foi desenvolvido por Kaplan e Cooper (1998, p. 15) para lidar com as fraquezas percebidas do método de custeio tradicional por absorção. O sistema de custos ABC ou sistema de Custeio baseado em atividades é derivado do Inglês Activity Based Costing (ABC). Custeio por absorção – Problemas O tradicional sistema de custeio por absorção é baseado no princípio de que as despesas Continue lendo